top of page

A LUZ AO FUNDO DO TÚNEL

SOBRE

Físicos em aprendizagem

Como Físicos, o principal objetivo da nossa pesquisa é entender como os processos científicos são responsáveis por produzir as interações e medidas observadas nos projetos e experiências que desenvolvemos. Utilizamos uma combinação de abordagens e tecnologias especialmente desenvolvidas para usar nossos estudos. Saiba mais sobre a nossa pesquisa e áreas de estudo.

Pesquisar envolve investigações constantes e reformulação das questões científicas apresentadas. A força da nossa pesquisa é fundamentada na profundidade e amplitude das abordagens experimentais e estatísticas que utilizamos a fim de compreender os mecanismos que guiam os sistemas no qual estamos a realizar o nosso estudo. Saiba mais sobre os nossos projetos de pesquisa em elaboração.

ESCOLHA DO TEMA OTICA E O TRABALHO AO LONGO DO ANO

Breve introdução

   O grupo após pensar e debater acerca da escolha do tema, decidiu que a melhor opção seria estudar e aprofundar a “ótica”. O nosso grupo pretende entender todos os tipos de comportamentos da luz como também a sua natureza, ou seja, estudo da ótica.

   No âmbito da disciplina de Física do 12ºano, do ano letivo 2018 / 2019, lecionado pelo professor Dr. Jorge Fonte, o nosso grupo escolheu, unanimemente, o tema “A luz ao fundo do túnel”. O anterior foi assim intitulado por ser um nome atrativo, apelativo, criativo e coerente sendo que explicita o tema do projeto e no objetivo final: “estereoscópio”.

   A ótica está presente no nosso quotidiano e em diversos fenómenos, com a ótica podemos entender esses tais fenómenos como também explicá-los. Fenómenos como miragens, arco-íris e aurora boreal têm como base da sua explicação a ótica.

   A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação eletromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandezas físicas básicas da luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer onda eletromagnética: intensidade (ou amplitude), frequência e polarização, dos quais pretendemos trabalhar ao longo do ano nestes temas desenvolvendo vários projetos. No caso específico da luz, a intensidade identifica-se com o brilho e a frequência com a cor. Deve ser ressaltada também a dualidade onda-partícula, característica da luz como fenómeno físico, em que esta tem propriedades de onda e partículas, sendo válidas ambas as teorias sobre a natureza da luz.

   Nós optamos por este tema porque nos conseguimos debruçar sobre várias questões que nos rodeiam e questões relativas ao universo, por exemplo, sem a ausência de luz não era possível ao ser humano identificar as cores. Áreas como por exemplo a Biologia e Física estão conectadas com a luz.

   Com este projeto pretendemos realizar e produzir uma réplica de um estereoscópio como trabalho final. O mesmo princípio físico de funcionamento é utilizado com diferentes técnicas: estéreo anáglifo, onde as imagens são superpostas com uma desfasagem e a filtragem da imagem para os olhos direito e esquerdo é feita através de cores, ChromaDepthTM, no qual são utilizados óculos com lentes que refratam a luz conforme o espectro de cores e as profundidades ficam em função do comprimento de onda da luz, e filtros polarizadores lineares, no qual são utilizados óculos com filtros polarizadores vertical e horizontal, filtros esses também utilizados em dois projetores, separando a imagem para o olho esquerdo e direito.

mais-rc3a1pido-que-a-luz.png
Mechanical Engineer's Sketch

ENTRE EM CONTATO

aluzaofundodotunel@gmail,com

  • youtube

Suas informações foram enviadas com sucesso!

Receba todas as notificações de novos projetos

©2019 by A Luz ao fundo do túnel. ©Miguel Ângelo Freitas, José Luís Gomes, Pedro Alexandre Gomes.

bottom of page